Projeto da UFSM cria grupo para auxiliar crianças com TDAH; veja como funcionará a iniciativa

Projeto da UFSM cria grupo para auxiliar crianças com TDAH; veja como funcionará a iniciativa

Foto: Eduardo Ramos (arquivo/Diário)

O Laboratório de Avaliação e Clínica Cognitiva (LACCog) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) criou um grupo gratuito para crianças de 8 a 12 anos que tenham diagnóstico prévio de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Na iniciativa, está prevista a realização de brincadeiras e jogos que estimulam as funções executivas, além de tentar facilitar e tornar mais atraentes as atividades do cotidiano, conferindo pontos para os deveres e rotinas que as crianças com transtorno têm dificuldade.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O que é necessário para participar?

Para o projeto, devem ser selecionados de 10 a 15 participantes. Os pais e as crianças devem ter disponibilidade para participar do grupo nas segundas-feiras, das 17h30 às 18h30, no Campus Sede da UFSM. Além disso, é preciso que o diagnóstico de TDAH seja atestado por médico ou psicólogo. Para participar, preencher o formulário aqui.

O que é TDAH?

TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento que costuma aparecer antes dos 12 anos de idade. Tem como sintomas desatenção, hiperatividade e impulsividade. Acredita-se que entre 8% e 12% das crianças sejam afetadas, podendo apresentar prejuízos escolares, dificuldades na convivência social, perturbação nos momentos de estudo e lazer, alto número de acidentes por distração, entre outras características. 

No ano passado, o LACCog ofereceu um grupo para adultos com TDAH, e neste semestre, pela primeira vez, o público-alvo serão crianças, por meio de uma intervenção gamificada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFN inaugura Clínica de Oftalmologia com atendimentos à comunidade Anterior

UFN inaugura Clínica de Oftalmologia com atendimentos à comunidade

Conselho Federal de Medicina altera regras de divulgação para médicos nas redes sociais; confira as mudanças Próximo

Conselho Federal de Medicina altera regras de divulgação para médicos nas redes sociais; confira as mudanças

Saúde